Projeto 2025: Sono reparador e alimentação mais leve
Jasmine explica o impacto da alimentação para a qualidade do sono. A marca também traz dicas para contribuir com um estilo de vida mais saudável
Por Sacso Br
31/03/2025 14h30 - Atualizado em 31/03/2025 14h35
Uma boa qualidade de sono é essencial para a promoção da vitalidade, da saúde e do bem-estar em geral, além de restaurar a energia e consolidar a memória em todas as faixas etárias. Contudo, boa parte da população brasileira enfrenta dificuldades na hora de dormir.
Sabendo ainda que os distúrbios do sono exercem grande influência sobre o excesso de peso, Jasmine, marca referência em alimentação saudável, apresenta dicas da nutricionista Karla Maciel para mudanças práticas de comportamento.
“Pessoas que dormem pouco tendem a sentir mais fome e a fazer escolhas alimentares menos saudáveis, consumindo mais alimentos ultra processados, ricos em açúcares e gorduras. Além disso, há mais tempo disponível para comer fora dos horários ideais, como os famosos "assaltos à geladeira” durante a madrugada”, destaca.
Como melhorar a qualidade do sono e a saúde de modo geral?
A alimentação equilibrada ao longo do dia pode ser uma grande aliada para melhorar a qualidade do sono, tanto em adultos quanto em crianças. Confira boas práticas nutricionais.
- Inclua triptofano na dieta: Esse aminoácido auxilia na produção de serotonina e melatonina, hormônios que regulam o sono. Boas opções incluem leite morno e banana, (rica em magnésio e potássio ajudando no relaxamento muscular). Combine a fruta com aveia, iogurte ou ovos;
- Consuma mais fibras e proteínas: Alimentos como grãos integrais (aveia, leguminosas), frutas, verduras, ovos e carnes magras promovem maior saciedade;
- Fracione as refeições: Comer em intervalos regulares evita picos de fome durante a noite;
- Evite restrições severas: Dietas muito restritivas durante o dia podem aumentar a fome durante o período noturno;
- Priorize as escolhas alimentares do jantar: Acrescente ao dia a dia carboidratos complexos, proteínas e gorduras saudáveis para garantir uma digestão lenta e prolongar a saciedade;
- Experimente novas combinações: No lugar dos ultras processados, crie novas combinações mais leves como arroz integral com frango e legume, omelete com vegetais e queijo, sopas nutritivas com proteínas e fibras, Pão sem glúten com recheios proteicos e salada;
- Preste atenção aos gatilhos da fome: O consumo de alimentos muito calóricos ou ricos em açúcar, antes de dormir, pode causar picos de insulina e gerar fome durante a madrugada. Prefira lanches leves como iogurte natural com sementes de chia e linhaça, castanhas ou nozes e chá de camomila com uma fatia de pão integral, por exemplo.
- Crie uma rotina de sono: Planejar horários regulares para dormir e acordar ajuda a equilibrar os hormônios do apetite. É essencial evitar alimentos estimulantes durante o período noturno, pois podem dificultar o sono. “No caso das crianças, criar um ritual de sono relaxante, como um banho morno seguido de leitura de histórias faz toda a diferença. Evite também o uso de telas próximo ao período de dormir”, sugere Karla.
- Mantenha a hidratação adequada: A sede muitas vezes é confundida com fome. Certifique-se de estar bem hidratado ao longo do dia para evitar essa confusão à noite.
- Observe os fatores emocionais: A fome noturna pode estar associada ao estresse, ansiedade ou tédio. Técnicas como mindfulness, exercícios físicos e terapia podem ajudar a controlar esses impulsos.
Para contribuir com o sono reparador, Jasmine apresenta um portfólio completo sem a lupa de alto teor nos rótulos das embalagens, o que garante que os produtos sejam livres de ingredientes considerados prejudiciais à saúde como sódio, açúcares e gordura saturada. Escolha seus itens favoritos em www.loja.jasminealimentos.com
E para receber dicas nutricionais da marca durante 21 dias acesse www.adoteumhabitinho.com.br e participe do quiz.
Sobre a Jasmine Alimentos
Com 35 anos de história, Jasmine Alimentos é pioneira na fabricação de produtos saudáveis, sendo a primeira empresa a produzir granolas no Brasil. Na categoria, a marca apresenta linha premium low carb incluindo a surpreendente variação salgada, além de granolas mini em porções individuais com proposta on-the-go.
Seu portfólio premiado nacionalmente é clean label, isto é, livre de excessos e sem a lupa frontal nas embalagens, além de versátil e inclusivo com opções integrais, orgânicas, zero açúcar, sem glúten e sem lactose.
A marca atua com carbono neutro por compensação e mantém parcerias para a coleta de 100% dos resíduos gerados. Desde 2022, pertence à M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos.
Mais informações: www.jasminealimentos.com
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos. Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br