Publicidade



  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

SKF participa de documentário sobre impactos socioambientais no Brasil


Produzido pela Tocha Filmes, com apoio do Ministério da Cultura, a série Sobrevivências é dividida em cinco episódios, com sessões gratuitas no Cinema Petra Belas Artes


Por Sacso Brasil   

06/12/2023  11h20 - Atualizado em  06/12/2023  11h23



Crédito: Divulgação


A SKF – empresa multinacional sueca, líder mundial na fabricação de rolamentos, com mais de 100 anos de atuação no Brasil – é uma das protagonistas do documentário Sobrevivências, uma série com cinco episódios que traz propostas concretas e viáveis para transformar o futuro do planeta Terra.



Com exibição gratuita de 04 a 08 de dezembro no Cinema Petra Belas Artes, localizado no centro da capital paulista, a série é composta pelos episódios Clima de Risco; Alimento Conecta; Re-Habitar; Terra que Alimenta e Vivências Circulares. O documentário apresenta histórias inspiradoras de personagens reais e de empresas de diversos setores que mostram que é possível encontrar novos caminhos para combater os desafios socioambientais mais inquietantes dos tempos atuais.


Dirigido por Eduardo Rajabally, com roteiro de Gui Stoker e produção de Sylvio Rocha, a série traz em seu último episódio, Vivências Circulares, a atuação da SKF na repotencialização de rolamentos e regeneração de óleo lubrificante. A exibição será nesta sexta-feira (8/12), às 20h40.


Ações responsáveis


O filme mostra a fábrica da empresa em Cajamar, no interior paulista, onde é feito a remanufatura rolamentos destinados a parques eólicos. “Há uma estimativa que nos próximos cinco anos dobre a capacidade de produção de energia eólica no Brasil, uma fonte renovável que ajudará o país a enfrentar os desafios da transição energética. A SKF faz a repotencialização de rolamentos para uso em torres eólicas, dando uma nova vida para a peça. Desta forma, usamos menos recursos naturais para a produção de um novo produto. Isto reforça nosso compromisso com a economia de baixo carbono e com a economia circular”, afirma Gustavo Molero, presidente da SKF Brasil e América Latina. 


A SKF também promove o processo de regeneração de óleo lubrificante industrial, evitando o seu descarte no meio ambiente. “A cadeia de produção de óleo lubrificante inclui a extração do petróleo, a separação de gases, o transporte para a refinaria, a destilação, a preparação e a embalagem, o que demanda 3,8kg de dióxido de carbono para apenas um litro de óleo lubrificante. Portanto, quando se consegue recondicionar o produto, o benefício para a natureza é gigantesco”, ressalta Molero.


No encerramento de cada episódio haverá debates com especialistas, mediados pela jornalista Paulina Chamorro. Para reservar um lugar nas sessões, é necessário enviar e-mail para: contato@tochafilmes.com.br.


Sobre a SKF 


Fundada em 1907 pelo inventor do rolamento autocompensador, Sven Wingquist, a SKF é líder global em soluções para toda a indústria. A empresa conta com mais de 70 fábricas, 43 mil funcionários e 17 mil representantes de vendas em 130 países.

No Brasil, a empresa iniciou suas atividades em 1915, oito anos após sua fundação na Suécia, com uma loja instalada no Rio de Janeiro. Já 1963 a primeira fábrica nacional foi instalada em Guarulhos, e atualmente a moderníssima fábrica da SKF do Brasil está instalada na Rodovia Anhanguera, km 30, no município de Cajamar, São Paulo onde também está localizado uma área de serviços, chamada "Solution Factory", que desenvolve soluções de reparos e manutenção. E desde fevereiro de 2013, seus escritórios de vendas e centro de distribuição estão localizados na Rodovia Anhanguera, km 36.


A SKF do Brasil é considerada líder de mercado no segmento de rolamentos e uma das unidades mais importantes do Grupo.


Share by: